Benefícios da Criocirurgia para os animais
29 de abril de 2022Conheça a Leucemia Felina
13 de maio de 2022
Coluna Jean – edição 06-05
Juntamente com a decisão de se ter um pet, vem também a responsabilidade de cuidar de sua saúde, tendo a consciência de que esses cuidados deverão ser tomados por toda a vida do animal. Um destes cuidados é o ato de vacinar de forma responsável. Por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre a importância da vacinação para a vida e a saúde dos animais.
A vacinação em cães e gatos, assim como nos humanos, possuem dois objetivos: proteger o animal de estimação contra doenças infecciosas, e protegê-los contra os agentes circulantes dessas doenças.
O processo de vacinação é muito importante, visto que algumas doenças podem acometer não somente aos pets, mas também aos seres humanos. Vacinar animais domésticos é um ato médico muito importante e uma responsabilidade de saúde pública.
É muito importante lembrar que nem todo animal vacinado está, de fato, imunizado contra as principais doenças que acometem cães e gatos. Isso porque, de acordo com as novas diretrizes de vacinação mundial, os protocolos vacinais devem ser cada vez mais personalizados, de forma a aumentar as chances de o animal produzir uma resposta imunológica adequada para as doenças às quais as vacinas se propõem a prevenir.
Vacinas essenciais e opcionais
São muitas as opções de vacinas disponíveis, sendo algumas delas consideradas essenciais de acordo com os principais guias de vacinação de cães e gatos. A exemplo, podemos citar a vacina para cães que confere proteção contra cinomose, doença viral altamente contagiosa que pode evoluir para graves sintomas neurológicos. E vacina de raiva, doença até então sem cura e zoonose (transmite para os seres humanos).
No caso dos felinos, temos como essenciais as vacinas que protegem contra parvovírus felino, calicivirus felino e herpesvírus felino.
Normalmente, filhotes devem receber três doses de vacinas com intervalo de 21 a 30 dias entre elas. Cães e gatos adultos devem receber um reforço anual, normalmente sendo de 3 a 4 vacinas.
Espero que você tenha gostado de entender um pouco mais sobre a importância que as vacinas têm para os nossos amigos de estimação. Um abraço e até semana que vem.