Os benefícios da laserterapia para o seu pet
14 de outubro de 2022
Roupinhas e acessórios para pets, quando usar?
4 de novembro de 2022
Os benefícios da laserterapia para o seu pet
14 de outubro de 2022
Roupinhas e acessórios para pets, quando usar?
4 de novembro de 2022

Ultrassonografia: Como é realizado o exame no seu pet

Coluna Jean – edição 21-10

A ultrassonografia é um dos exames necessários para avaliar a saúde do seu pet. O procedimento é indispensável para o diagnóstico de várias doenças, o que resulta em qualidade de vida para o animal de estimação.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é a ultrassonografia, quando ela é indicada e as principais informações desse método de avalição do médico veterinário.
Primeiramente, é importante dizer que a ultrassonografia é um exame por imagem. Através dele é possível observar com profundidade os órgãos internos do seu pet, a fim detectar possíveis doenças ou outros problemas.

Mas, você pode estar se questionando, em que casos a ultrassonografia em pets é indicada?

A ultrassonografia pode ter efeito preventivo, mas também ter como finalidade o diagnóstico de alguma doença que esteja acometendo o seu cachorro ou gato. Por isso, o pedido de uma ultrassonografia pode ocorrer para a avaliação dos órgãos abdominais, do estômago e intestino, no caso de suspeita de corpo estranho, e da adrenal em casos de doença endócrina. O exame ainda propicia a checagem dos rins e o diagnóstico e o acompanhamento gestacional, entre outras indicações.

Outra questão que muitos tutores questionam é se o pet sente dor durante o exame. Explico, que a ultrassonografia não é um exame invasivo, ou seja, não é algo que machucará o seu pet. Contudo, ainda que o animal não sinta dor, ele poderá sentir-se incomodado durante o procedimento, que dura em média meia hora.

Percebe-se, dessa maneira, que a ultrassonografia não é um “bicho de sete cabeças”, mas como em qualquer exame, existem particularidades que merecem ser explicadas. Para a realização da ultrassonografia, o animalzinho deve ficar 8 horas em jejum de alimento e também deve-se evitar que o mesmo urine pelo menos uma hora antes do procedimento. A água é à vontade.

Além disso, se o veterinário julgar necessário, pode solicitar o uso de medicamento para diminuir a quantidade de gases no intestino do pet. O tutor precisa estar consciente, que durante a realização do exame, alguns pelos devem ser cortados na região a ser analisada. Esse procedimento conhecido como tricotomia é normal e necessário para o sucesso do exame.

* Escrito pelo médico veterinário, Ms. Jean Ciarallo, especializado em Clínica e Ortopedia