A velhice chega para todos – isso inclui seu pet
14 de abril de 2025A Páscoa é sinônimo de celebração, união e, claro, muito chocolate. Mas, enquanto a mesa da família se enche de ovos e barras, é preciso lembrar que esse tipo de alimento representa um sério risco para cães e gatos. O que para nós é uma delícia, para os pets pode ser uma verdadeira ameaça à saúde — e, em alguns casos, à vida.
O chocolate contém duas substâncias altamente tóxicas para os animais: a teobromina e a cafeína, ambas pertencentes ao grupo das metilxantinas. O organismo de cães e gatos não metaboliza essas substâncias com a mesma eficiência que o humano, o que leva a um acúmulo no corpo e ao surgimento de sinais clínicos em poucas horas após a ingestão.
Os sintomas de intoxicação por chocolate incluem vômitos, diarreia, agitação, tremores, batimentos cardíacos acelerados e, em casos mais graves, convulsões, arritmias e até morte súbita. Quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração de teobromina — e, portanto, mais perigoso ele é. Uma pequena quantidade já pode causar efeitos severos, especialmente em animais de pequeno porte.
Muitos tutores, movidos pelo carinho, tentam incluir os pets na celebração oferecendo um pedacinho de chocolate. No entanto, essa atitude, embora bem-intencionada, pode resultar em uma emergência veterinária. A boa notícia é que há alternativas seguras e deliciosas para os bichinhos.
Hoje, é possível encontrar no mercado pet diversos produtos temáticos e comestíveis próprios para cães e gatos, incluindo “ovos de Páscoa” feitos com alfarroba — uma substância naturalmente adocicada, sem teobromina. Além disso, frutas permitidas (como maçã sem sementes e banana), petiscos naturais ou receitas caseiras supervisionadas por um veterinário-nutricionista podem tornar o momento ainda mais especial.
Incluir os pets na celebração é mais do que válido, é desejável! Mas isso deve ser feito com responsabilidade, conhecimento e carinho. Proteger seu animal é também saber dizer “não” ao que o faz mal. Nesta Páscoa, escolha o afeto com consciência. Seu pet agradece com saúde e alegria.