Leptospirose: uma doença muito perigosa para os cães
14 de janeiro de 2022Raiva: uma doença que pode ser letal para os animais e para os seres humanos
28 de janeiro de 2022Todos nós, a partir de uma determinada idade, passamos a fazer exames e consultas médicas mais recorrentes para termos certeza de que nossa saúde está ok. E com os nossos animais de estimação não é diferente. Por terem um período de vida menor do que o nosso, eles devem passar por consultas anuais desde sempre, mesmo que estejam aparentemente saudáveis. E é justamente sobre a importância do check-up animal que eu vou falar um pouco melhor na coluna de hoje.
Por causa do seu curto período de vida, cada ano que passa para o animal equivale a, aproximadamente, 7 anos humanos. Por isso, trabalhar com a medicina preventiva se torna uma ótima forma de aumentar o tempo de vida do seu amigo de estimação.
O check-up veterinário é uma consulta realizada de maneira periódica, com foco na prevenção, buscando sempre proporcionar o bem-estar do seu pet. Durante esse procedimento, os exames, as vacinas e a vermifugação são colocados em dia.
Além disso, o animal será avaliado por completo. O médico veterinário irá realizar anamnese, exames físicos, cardiológicos e, em alguns casos, exames laboratoriais. Como resultado, você terá uma avaliação precisa das condições do seu companheiro. Conheça melhor sobre cada etapa do check-up:
Anamnese: o veterinário irá investigar variações de comportamento, hábitos alimentares, hidratação e frequência do cio.
Exames físicos: será verificado se a pele do animal apresenta manchas, feridas ou queda de pelos. O médico também irá procurar sinais de pulgas e carrapatos, examinará os ouvidos, saúde bucal e poderá checar os batimentos cardíacos e se o animal apresenta algum ruído pulmonar.
Exames cardiológicos: alguns exames podem ser solicitados durante o check-up veterinário, se houver necessidade, como por exemplo o ecocardiograma, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial e raio-x.
Exames laboratoriais: caso o veterinário considere necessário, poderão ser solicitados hemograma e avaliação das funções dos rins e do fígado.
Qual a frequência do check-up?
A frequência do check-up veterinário vai depender basicamente da idade do seu pet e da orientação do profissional que o acompanha.
-
Filhotes (frequência mensal): os filhotes devem ser levados ao veterinário mensalmente até os 4 meses de idade. Nesse período, eles receberão as vacinas obrigatórias e terão o seu crescimento acompanhado de perto.
-
Animais adultos (frequência anual): a recomendação é que os animais adultos realizem o check-up veterinário uma vez por ano.
-
Animais idosos (frequência semestral): em geral, cães de grande porte passam da meia-idade aos 4 anos de vida. Animais menores, depois dos 6 anos.
E aí, gostaram da coluna de hoje? Eu espero que sim! Um abraço e até a próxima semana.