A hora do Check-up: A importância da consulta clínica para os pets
21 de novembro de 2022Driblando o estresse do seu pet durante a Copa
29 de novembro de 2022Coluna Jean – edição 28-11
No artigo dessa semana, vamos falar sobre as rações e a nutrição dos pets. No Brasil, temos várias marcas e, convencionalmente, as rações mais indicadas são as secas. O processo de qualidade das rações é definido pela necessidade de cada espécie.
Os cães não são carnívoros obrigatórios como os gatos. Dessa maneira, além de carne, os cães conseguem absorver nutrientes de fontes como grãos, frutas e vegetais, já os gatos necessitam de um aminoácido que eles não conseguem produzir, a taurina, esta que deve estar presente nas rações para os bichanos.
Além disso, animais de portes e faixas etárias diferentes têm necessidades nutricionais também diferentes. Alguns pets apresentam problemas de pele e hipersensibilidade alimentar, precisando de rações hipoalergênicas. Ainda existem aqueles que terão como demanda rações terapêuticas específicas para problemas urinários, por exemplo.
Por isso, se o tutor tem dúvidas quanto ao tipo de ração que deve comprar para o seu pet, precisa conversar com o veterinário e observar com atenção as embalagens dos produtos.
Mas, como conferir a embalagem da ração do seu pet?
A resposta é fácil. É preciso observar a data de validade e sempre comprar rações com as embalagens lacradas, a fim de evitar problemas como mofo ou contaminações. Também, é necessário se atentar para a quantidade de ingredientes presentes na ração. A lógica é sempre priorizar rações com os melhores produtos em sua composição, buscando entender as suas fontes de carboidratos, de proteína e de gordura.
O tamanho das raças importa na compra da ração e, hoje, você já encontra produtos segmentados com informações nesse sentido. O tutor não precisa se preocupar, pois a maioria das rações têm melhorado seu processo de produção, distribuição e de dados informativos nas embalagens. Se você tem uma raça de grande porte, saiba que seu pet terá mais chances de ter problemas de caráter musculoesquelético, já as raças de pequeno porte, podem necessitar de rações com nutrientes direcionados ao coração ou à pele. O mercado atual disponibiliza variedade em ração para cada necessidade e raça.
Para finalizar, gostaria de frisar que, a ração é a alimentação do seu pet, o que o ajudará a se desenvolver e a melhorar sua qualidade de vida, mantendo-o sempre bem, nutricionalmente, e com a saúde em dia.
Confira essas informações e faça a melhor escolha para seu pet!
* Escrito pelo médico veterinário, Ms. Jean Ciarallo, especializado em Clínica e Ortopedia