Ceratoconjuntivite Seca – causas, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento
16 de abril de 2021Tosse dos canis: entenda o que é a doença, como prevenir e tratar
7 de maio de 2021Infelizmente, os maus tratos contra os animais ainda são uma triste realidade em nosso país. Como você já deve saber, maltratar animais é um crime, que pode resultar em detenção de dois a cinco anos. Mas, para que a lei seja cumprida e os bichinhos tenham a vida preservada, é preciso que todos nós estejamos vigilantes e prontos para denunciar qualquer atitude suspeita ou criminosa.
Nosso compromisso é prezar sempre pela saúde e bem-estar dos animais. Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre o que são os maus tratos e o que podemos fazer para ajudar os bichinhos nesta situação.
Engana-se quem acredita que apenas a agressão física seja enquadrada como maus tratos. A definição, principalmente aos olhos da lei, é bem mais ampla. Então, para facilitar o entendimento, vou resumi-la na seguinte ideia: se alguma ação do indivíduo coloca em risco a integridade física e/ ou emocional do animal, ela pode ser considerada como maus-tratos.
Abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, claro, casos de agressão, são alguns dos exemplos que merecem ser denunciados urgentemente para garantir uma melhor vida aos animais.
É muito importante ressaltar o papel de ONGs e de instituições que trabalham em prol do bem-estar animal, pois eles exercem um papel importante para que muitos dos animais que hoje vivem em condição de vulnerabilidade sejam amparados enquanto aguardam pela adoção.
Por isso, a discussão desse assunto se faz tão importante. Se puder, apoie alguma ONG ou instituição. Toda ajuda é bem-vinda! Seja em forma de doação, trabalho voluntário ou, até mesmo, divulgação. E lembre-se: se vir alguma situação de maus tratos ou desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie para protegermos as vidas dos animais. Você pode entrar em contato com o Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190).
Gostaram da coluna de hoje? Espero que sim!
Um abraço (virtual) e até a próxima semana!