Vacinas e Vacinação
12 de dezembro de 2018Veterinário Jean Ciarallo estreia coluna sobre cuidados com pets
26 de março de 2019Os animais também podem adquirir muitas doenças comuns aos humanos
Sempre me deparo com um cliente, um familiar ou mesmo um amigo me perguntando: “Mas bicho tem isso?”, quando comento a respeito de alguma doença em especial. Desta forma resolvi hoje falar um pouco sobre as semelhanças entre nós seres humanos e outros animais no quesito doenças.
Vamos começar pelas doenças infecciosas? Algumas são tão comuns às espécies que podem passar de uma para outra. Como exemplo, temos as Zoonoses conhecidas como a Raiva, a Leishmaniose, a toxoplasmose, leptospirose, febre amarela e algumas doenças de pele como sarnas e micoses – todas bem conhecidas do público em geral. Mas existem outras mais raras como listeriose, Hidatidose, brucelose, entre tantas outras.
Mas não paramos por aí: algumas doenças infecciosas dos animais não passam para os humanos, no entanto, são muito semelhantes àquelas que humanos têm ou podem ser causadas por agentes muito parecidos. Como exemplos temos o vírus da Imunodeficiência Felina – também conhecido como Aids Felina – ou o da cinomose – muito parecido com o do sarampo em humanos. Em contrapartida, há outras doenças muito comuns em humanos que também acometem os animais, tais como as hormonais e autoimunes. Pois é, não se assustem, mas os bichos também são susceptíveis a Diabetes, Hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, Lúpus, pênfigo, tipos de reumatismo e alergias.
Tumores e Problemas Ortopédicos
Quando falamos de tumores há uma infinidade. Praticamente todo e qualquer tumor que seres humanos podem ter, animais também podem adquirir – seja em ovário, testículo, pulmão, fígado, baço, pele ou até em vasos sanguíneos, assim como leucemia, linfoma ou tumor de mama – inclusive este muito mais comum em cadelas do que em mulheres.
Não podemos esquecer de problemas relativos ao coração – sim, temos animais cardiopatas que precisam tomar medicamento por toda vida, assim como os humanos. Temos animais epiléticos, ou com outros problemas neurológicos; animais com doenças renais como a insuficiência renal crônica; animais com problemas respiratórios como pneumonia; problemas hepáticos como cirrose ou hepatite; problemas gástricos e intestinais como úlceras ou mesmo uma hérnia de hiato causando refluxo.
Além disso, ainda temos na área ortopédica, artrites, artroses, ruptura de ligamento, hérnias de disco, discoespondiloses (os conhecidos bicos de papagaio) e fraturas de todos os tipos, inclusive aquelas dignas de tratamento com pinos, placas e parafusos.
E tudo isso é apenas uma pequena amostra de todas as alterações e doenças que os animais podem adquirir e que se assemelham em muito com as dos seres humanos, porém, a melhor parte é que, atualmente, a medicina veterinária está evoluída o bastante para tratar as alterações e doenças nos animais da mesma forma como trata do ser humano.