Saiba um pouco mais sobre a Peritonite Infecciosa Felina
22 de julho de 2022
CONVULSÃO EM CACHORRO: SAIBA O QUE CAUSA E COMO AJUDAR
5 de agosto de 2022
Saiba um pouco mais sobre a Peritonite Infecciosa Felina
22 de julho de 2022
CONVULSÃO EM CACHORRO: SAIBA O QUE CAUSA E COMO AJUDAR
5 de agosto de 2022

Coluna Jean – 29-07

Quem tem um cachorro em casa sabe que todo o cuidado é necessário. Por mais que os tutores controlem o que o animal come, pode acontecer de algo não cair muito bem no estomago do pet, ou dele comer algo na rua e causar intoxicação. Por isso, na coluna de hoje vou explicar o que fazer e como identificar se o animal está intoxicado.

Umas das principais causas de intoxicação dos cães estão relacionadas à ingestão de veneno (seja por acidente ou por pura maldade), mas este não é a única forma do animal de se intoxicar. Existem inúmeros alimentos que são extremamente perigosos para os cachorros, como por exemplo: chocolate, uva, uva passa, alho, cebola, abacate, alimentos com cafeína, plantas, dentre outros.

Quais são os sintomas de intoxicação em cães?

A intoxicação é causada por diferentes substâncias, sendo que os sintomas variam de acordo com o material ingerido pelo pet, entre eles estão:

  • vômito;

  • diarreia;

  • dor abdominal;

  • apatia;

  • tremores;

  • convulsões.

Ao perceber que o pet apresenta um ou mais desses sintomas, mantenha a calma e procure responder rapidamente às seguintes perguntas: qual foi a substância que possivelmente levou à intoxicação? Qual foi a quantidade ingerida pelo cachorro? Há quanto tempo a ingestão ocorreu? Isso ajuda o veterinário a chegar ao tratamento adequado com mais agilidade.

É muito importante que o tutor não tente induzir o vômito no pet, pois pode ocorrer a aspiração do vômito, provocando pneumonia por exemplo.

Quanto ao tratamento, vai depender do tempo da ingestão da substância tóxica, da quantidade ingerida e do estado de saúde geral do cachorro. Ele se baseia principalmente na fluidoterapia (administração de soro), lavagem gástrica e uso de medicações injetáveis.

Espero que você tenha gostado destas dicas. Um abraço e até semana que vem!