Cuidado com as taxas de açúcar no sangue dos filhotes!
27 de outubro de 2021
Novembro Azul: época do homem e do seu melhor amigo de quatro patas cuidarem da saúde
12 de novembro de 2021
Cuidado com as taxas de açúcar no sangue dos filhotes!
27 de outubro de 2021
Novembro Azul: época do homem e do seu melhor amigo de quatro patas cuidarem da saúde
12 de novembro de 2021

Hiperplasia Prostática Benigna: doença que atinge os cães mais velhos

Você já ouviu falar em Hiperplasia Prostática Benigna? É uma doença mais comum do que você imagina e que atinge os cães machos, geralmente com idade superior aos seis anos. Na coluna de hoje, vou explicar um pouco melhor sobre esta doença.

A Hiperplasia Prostática Benigna é uma doença que causa o aumento considerável da próstata do cão e manifesta-se, geralmente, após os seis anos de idade, sendo mais comum em animais não castrados. Com o avançar da idade, a próstata dos cães tende a aumentar de tamanho naturalmente e, no caso da hiperplasia, esse crescimento é acelerado pela grande produção de células secretoras de hormônios sexuais, comprometendo a viabilidade dos espermatozoides.

Esta doença está diretamente relacionada à desregulação da produção hormonal da próstata e pode acometer o cão como consequência de outras doenças, como a infecção urinária, em que o fluxo de urina é reduzido pela retenção urinária na bexiga, que pressiona a uretra e resulta no acúmulo de bactérias nesta região.

Além disso, a hérnia perineal também pode se desencadear por causa da hiperplasia prostática benigna ou ainda ocorrer simultaneamente. Essa doença deixa flácida a região perineal (entre o escroto e o ânus). A baixa imunidade em cães não castrados acima dos seis anos e formação de tumores também podem estimular o surgimento da hiperplasia prostática.

Sintomas e tratamento

Os primeiros sintomas são dificilmente perceptíveis ainda no início da doença e apenas se tornam evidentes quando o quadro já está avançado. A mudança de comportamento do cão é um dos indícios de que algo não está bem: apatia, perda do apetite e vômito, acompanhados de presença de sangue na urina são os outros sintomas mais frequentes na maioria das doenças de próstata.

Além disso, dificuldades para liberar urina e infecções urinárias recorrentes, diarreia, dor abdominal ou incontinência urinária também fazem são sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna. O diagnóstico é realizado por meio do toque retal, radiografia e ultrassonografia da região afetada.

O tratamento da doença é realizado por meio de medicamentos receitados por um médico veterinário. Além disso, pode ser receitado inibidores da produção hormonal e a castração é o principal meio de prevenção da doença.

É imprescindível que o cão realize consultas regulares ao veterinário e faça os exames de prevenção a partir dos seis anos.

E aí, gostaram da coluna de hoje? Espero que sim. Um abraço e até semana que vem!