Os cães gripam?
25 de março de 2022
Cãoterapia: a importância deles para quem está em tratamento contra ocâncer
8 de abril de 2022
Os cães gripam?
25 de março de 2022
Cãoterapia: a importância deles para quem está em tratamento contra ocâncer
8 de abril de 2022

Afinal: qual a diferença entre Clínica e Hospital Veterinário?

Se você está em uma situação de emergência e precisa levar seu cão, gato ou outro animal no veterinário, é possível optar tanto pela clínica quanto pelo hospital veterinário. Mas você sabe as diferenças entre uma categoria e outra? É justamente sobre estas diferenças que vou falar um pouco melhor na coluna de hoje.

Tanto uma clínica quanto um hospital veterinário são locais destinados ao atendimento por consultas e a tratamentos de saúde dos animais. Porém, se você precisa ser atendido na madrugada ou seu pet está em estado grave e precisará ficar internado, o ideal é procurar por um hospital veterinário 24 horas. Isso porque, basicamente, a diferença entre os dois tipos está no horário de funcionamento.

Ou seja, no caso dos hospitais, deve ser obrigatoriamente tempo integral todos os dias da semana. Porém há algumas clínicas que contam com esse regime de funcionamento integral, mas isso é uma decisão opcional.

Demais mudanças

Além de prestar serviços veterinários 24h, o hospital também precisa atender a outros requisitos do Conselho Regional de Medicina Veterinária, dentre eles: estrutura física compatível com hospital, um bloco cirúrgico completo e com equipamentos de apoio à vida, unidade de recuperação anestésica climatizada, internação diferenciada inclusive com ala de isolamento para doenças infectocontagiosas, Laboratório básico de análises clínicas, ultrassonografia e Radiologia e serviços de Eletrocardiografia.

Registro no CFMV ou CRMVs

Para regulamentar o funcionamento dos dois tipos de estabelecimento, existe a Resolução CFMV nº 1015/2012, uma legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Portanto, antes de levar seu pet a um estabelecimento, certifique-se que o local esteja devidamente registrado no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ou alguma das regionais (CRMV).

Tudo que for exercido pelos médicos veterinários – como tratamentos, medicação, cirurgias – deve estar sob responsabilidade de um profissional graduado em Medicina Veterinária e ter seu título habilitado pelo CFMV.

E aí, gostaram do tema da coluna de hoje? Aproveitando a oportunidade, na próxima semana o Hospital Veterinário São Francisco completa 19 anos e exatamente há um ano, fomos elevados a categoria de Hospital. Isso graças ao empenho e dedicação de toda a nossa equipe e muito amor pela profissão e aos animais.