Entenda o que é e como funciona o microchip de identificação animal
11 de fevereiro de 2022Dicas para adaptação do filhote ao seu lar
25 de fevereiro de 2022Você sabe o que imunidade? É a capacidade do organismo de responder adequadamente a alguma agressão externa. É a resistência ou proteção contra algo, normalmente relacionada com doenças e infecções que podem atacar o sistema imunológico. E você sabia que os nossos pets também devem estar com a imunidade em dia? É justamente sobre este tema tão importante que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.
Quando ficamos com baixa imunidade, nos tornamos predispostos a contrair doenças, em decorrência de “ataques” de agentes infecciosos, pois nosso organismo não consegue combatê-los. O mesmo ocorre com os nossos pets. Se estão com a imunidade baixa, seu organismo tem dificuldade de combater esses agentes infecciosos, abrindo espaço para que diversas doenças se instalem.
E entre os diversos fatores que podem influenciar na queda da imunidade do animal, estão:
– Estresse: diversas situações podem contribuir para deixar o seu pet estressado, como mudanças no ambiente, na alimentação, inserção de um novo membro na família, etc. Apatia, excesso de latidos e agressividade podem ser sinais de que seu bichinho está incomodado com alguma coisa, fique atento ao seu comportamento.
– Idade: assim como nos humanos, os animais idosos também possuem uma imunidade mais baixa, deixando-os mais frágeis. Verifique com seu veterinário as necessidades vitamínicas e minerais que precisam ser suplementadas.
– Vacinas: os filhotes que ainda não concluíram o ciclo das vacinas possuem baixa imunidade, por isso, fique atento nessa fase e evite o contato com outros animais não vacinados.
– Verminoses: os vermes, além de causarem queda na imunidade, também transmitem doenças. Mantenha seu pet sempre vermifugado.
– Alimentação: uma alimentação inadequada pode causar a deficiência de vitaminas e minerais no seu pet, baixando sua imunidade e deixando-o mais frágil e suscetível a doenças.
Fique atento ao comportamento do seu pet, além disso é imprescindível que ele faça consultas regulares ao médico veterinário e faça um check-up de exames anualmente, para que o acompanhamento de sua saúde seja feito por um todo.
Espero que você tenha gostado da coluna dessa semana. Um abraço e até a próxima!