“Novembro Azul Pet”: Prevenção é a escolha de quem ama!
14 de novembro de 2022Nutrição para pets: Como escolher a melhor ração
28 de novembro de 2022Escrito pelo médico veterinário Jean Ciarallo
Nós humanos, pelo menos uma vez ao ano, fazemos aquele check-up para ver se está tudo bem com nossa saúde. Com os nossos pets essa realidade também não é diferente. Os nossos animais de estimação não podem simplesmente ir ao médico veterinário para realizar procedimentos como castração, ou, quando já estão com algum problema de saúde. Os animais de estimação precisam de cuidado periódico e, no artigo de hoje, iremos explicar a importância da consulta clínica para a qualidade de vida e para a longevidade do seu melhor amigo.
Na consulta clínica, o médico veterinário pode avaliar o animal e solicitar exames complementares que contribuirão para a prevenção de doenças e permitirão o diagnóstico precoce de problemas de saúde que, certamente, auxiliarão no tratamento e aumentarão a chance de cura do seu animalzinho.
Levando em consideração que os pets não falam, os exames ainda apresentam uma importância maior, afinal os sinais clínicos de uma doença podem passar desapercebidos pelos tutores, resultando em complicações para a saúde do seu bichinho.
Por isso, o check-up é uma consulta clínica periódica, que proporciona prevenção e bem-estar para o pet e sua família, colocando as vacinas, os exames e a vermifugação em dia. A maioria das vacinas não podem ser tomadas apenas uma vez na vida, por isso, a ida regular ao veterinário redobra também esse cuidado.
Na consulta clínica também ocorre várias etapas importantes como: anamnese (conversa com o tutor, que relata informações sobre o seu pet), exame clínico (exame físico), pedidos de exames complementares, como hemograma, exame de urina, fezes, ultrassonografias, eletrocardiogramas, acompanhamento do cartão vacinal, entre outros.
A frequência da consulta dependerá da idade e da orientação do médico veterinário. Mas, é importante explicar, que filhotes até os 04 meses de idade deverão ir mensalmente à clínica ou ao hospital veterinário, para realizar o ciclo vacinal e ter o acompanhamento para o seu crescimento ideal. No caso dos gatos, além das vacinas, é relevante os testes para leucemia e para o vírus da imunodeficiência felina.
Já em animais adultos, as consultas podem ser anuais, a fim de observar o desenvolvimento do pet e se ele já mostra alguma questão para ser observada mais ao futuro, como por exemplo propensão a alguma doença degenerativa. Os animais idosos precisam de mais cuidados, por isso, consultas clínicas semestrais são uma forma de acompanhar o envelhecimento e garantir qualidade de vida nos últimos anos de vida do seu pet.
Não deixe que um problema pequeno transforme-se em um problemão. A consulta clínica é a melhor opção para seu pet estar seguro e mais tempo ao seu lado. Aproveite o tema desse artigo e verifique quanto tempo seu pet não vai ao médico veterinário e atualize esse cuidado.