Terceira idade dos pets: Desafios para tutores de animais idosos
16 de fevereiro de 2024
Comportamental Ancestral: As diferenças dos felinos dos demais animais domésticos
11 de março de 2024
Terceira idade dos pets: Desafios para tutores de animais idosos
16 de fevereiro de 2024
Comportamental Ancestral: As diferenças dos felinos dos demais animais domésticos
11 de março de 2024

Março amarelo no calendário vet: Conscientize-se sobre as doenças renais em pets

Estamos iniciando mais um mês e os temas sobre a saúde do seu pet precisam estar em dia, não é mesmo?

Por isso, hoje, falaremos sobre as doenças renais que afetam tanto os gatos como os cães e estão entre as principais causas de morte em ambas as espécies. Um dado relevante para começarmos nosso texto é que 60% dos gatos com mais de 7 anos de idade serão acometidos com algum problema renal. E estar atento sobre medidas de prevenção pode contribuir para evitar casos graves dessas doenças e favorecer o diagnóstico precoce. 

As doenças renais afetam principalmente os rins e o ideal é ficar atento aos níveis de creatinina sérica, que mostram como está a função renal do pet. Normalmente, a manifestação das doenças são silenciosas nos estágios iniciais e quando o paciente começa a demonstrar sinais, o caso já se encontra em estado avançado. 

O sintoma mais sutil que o animal pode estar com problema nos rins é o consumo excessivo de água e um volume maior de urina. Já os sinais mais alarmantes são perda de apetite, urina muito clara, emagrecimento, vômito, diarreia. Em casos mais graves, os pets podem manifestar desidratação ou úlceras na boca. 

A prevenção das doenças renais não é algo difícil e está mais relacionado à rotina e aos bons hábitos dos animais, exceto em casos ligados à genética do pet. 

Para cuidar bem do seu pet mantenha sempre água limpa e fresca. A alimentação do seu pet também conta muito, pois por meio de boas rações o seu pet está adquirindo nutrientes necessários para ter um bom sistema imunológico e manter seu peso em dia. Outros fatores importantes são: estar com o esquema vacinal, os antiparasitários e antipulgas em dia e brincar muito com seu animal de estimação. Os estímulos físicos, mentais e emocionais são muito importantes para evitar e combater doenças. 

Para finalizar, todo esse mês será dedicado à promoção do combate às doenças ligadas aos rins nos pets. O Março Amarelo busca promover a conscientização dos tutores sobre a responsabilidade de levar os pets para check-ups com os médicos veterinários de forma programada e a atenção com a qualidade de vida dos pets de forma geral. As doenças renais fazem parte da realidade da vida de seres humanos e dos animais, por isso divulgue a campanha e ajude a espalhar boas informações.