Nutrição para pets: Como escolher a melhor ração
28 de novembro de 2022
Fisiatria Pet: Conheça mais sobre essa especialidade veterinária
12 de dezembro de 2022
Nutrição para pets: Como escolher a melhor ração
28 de novembro de 2022
Fisiatria Pet: Conheça mais sobre essa especialidade veterinária
12 de dezembro de 2022

Driblando o estresse do seu pet durante a Copa

Escrito pelo médico veterinário Jean Ciarallo

A Copa do Mundo de Futebol do Catar muda nossa rotina e, nesse ritmo de torcida, os pets nos acompanham, dividindo conosco toda essa diversão, que é muito positiva, mas que requer alguns cuidados, principalmente, com os pets mais estressados e sensíveis. No artigo dessa semana, vamos trazer algumas informações sobre como driblar o estresse dos pets. São algumas atitudes simples, mas que farão a diferença durante as partidas do Brasil durante a copa. 

É muito importante conhecer seu pet, entender sua personalidade e identificar o que funciona para ele. Alguns pets, cães e gatos, são muito sociáveis, silenciosos e tranquilos, já outros são mais nervosos, temperamentais ou se assustam com facilidade. Por isso, a partir desse texto, analise o conteúdo e o aplique de acordo com sua realidade doméstica.

O primeiro cuidado que precisamos ter com nossos pets é o barulho. Televisores muito altos, gritarias, som de cornetas e apitos podem trazer incômodo aos pets, uma vez que a capacidade auditiva deles é muito alta. Se seu pet é tranquilo e calmo, ele mesmo buscará um local onde se sinta mais confortável. Agora, se seu pet é muito agitado, é importante mantê-lo em outro ambiente com som abafado, oferecendo a ele uma caminha e brinquedos para descontraí-lo e mudar o seu foco de atenção. 

Outra possibilidade, nesse caso, é o uso de protetores auriculares (protetores de ouvido), muito adotados em dias de forte presença de fogos de artifício. Porém, não são todos os pets que poderão utilizar esse tipo de proteção, sendo preciso a consulta com o médico veterinário para analisar sua pertinência.

O segundo cuidado que precisamos levar em consideração são os alimentos. Em dias de jogos é muito comum o consumo de petiscos, como pipocas e salgadinhos. Por isso, nada de deixar comida cair no chão! Esses alimentos são muito gordurosos, salgados, o que pode irritar o sistema gastrointestinal dos animais, levando-os ao vômito ou à diarreia.

O terceiro cuidado é não facilitar a fuga dos animais. Os pets mais sensíveis interpretam os barulhos altos e os fogos de artifício como sinais de alerta. Por isso, deixe seu animal de estimação no local de seu costume ou se preferir escolha um ambiente com menos agitação na casa, como na dica informada acima. É necessário enfatizar, que se for sair de casa, não leve seu pet. Em locais desconhecidos, o pet pode ficar ainda mais assustado com o barulho, se sentir acuado e buscar saídas alternativas para fuga.  

Ao seguir essas dicas, certamente, você e seu pet terão uma ótima Copa do Mundo com direito à diversão e zero preocupação!