Picada de abelha nos cães, o que fazer?
18 de março de 2022
Afinal: qual a diferença entre Clínica e Hospital Veterinário?
8 de abril de 2022
Picada de abelha nos cães, o que fazer?
18 de março de 2022
Afinal: qual a diferença entre Clínica e Hospital Veterinário?
8 de abril de 2022

As mudanças de estação e a oscilação nas temperaturas deixam nós, seres humanos, com o sistema imunológico fraco, o que nos torna uma porta de entrada para as gripes e resfriados. Mas, você já parou para se perguntar se os animais também podem gripar? Na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre o tema.

Pode parecer estranho, mas cachorros ficam gripados. A gripe canina é uma doença respiratória infecciosa causada pelo vírus Influenza A. Esse vírus é proveniente do mesmo gênero que adoece os humanos, porém com subtipos que atacam somente os animais. A infecção por gripe canina é, em geral, leve. 

Os sintomas podem se assemelhar aos da gripe dos humanos, sendo os principais: tosse, coriza, espirros, febre, letargia e perda de apetite. Poder ser, na maioria dos casos, branda, mas isso não quer dizer que um médico veterinário não deva ser consultado. Além de ser bastante desconfortável, a presença do vírus no organismo de seu cachorro pode causar outras infecções ou piorar as existentes. 

Causas

A gripe canina é causada pelos vírus H3N8 e H3N2, provenientes da Influenza A. Mas, apesar da semelhança com a gripe dos humanos, esses agentes atacam somente os cachorros. Basta o seu pet ter contato com um cachorro doente ou simplesmente aspirar o vírus pelo ar para ficar gripado. A doença é contagiosa e pode ser facilmente espalhada por meio de fluidos corporais de um cachorro infectado. 

Uma vez diagnosticada a gripe canina, o tratamento se volta para os sintomas que o animal apresenta. Além desses cuidados, o pet também precisa ficar em isolamento enquanto não forem eliminados os sintomas, para evitar a transmissão da doença. Não se esqueça de limpar a casa e os objetos do cachorro com materiais de limpeza (detergente e sabão comuns são suficientes) para matar o vírus e impedir um novo episódio de gripe canina. A boa notícia é que, também existe vacina contra gripe para os cães, ela deve ser feita anualmente e protege seu animal da gripe canina e também de outra doença respiratória a conhecida “tosse dos canis”.

Gostaram de saber um pouco mais sobre a gripe nos cães? Espero que sim! Um abraço e até semana que vem.