Cachorro castrado marca território?
23 de setembro de 2021Cuidado com as taxas de açúcar no sangue dos filhotes!
27 de outubro de 2021Coluna Jean 15/10
Você sabia que os cachorros e gatos precisam de limpeza constante na boca, língua e dentes? Isso mesmo! Se nós devemos escovar os dentes após cada refeição, também precisamos, ao menos uma vez por semana, escovar os dentes dos nossos amigos de estimação.
E por quê? Para evitar diversas complicações relacionadas a sua saúde bucal, entre elas, o cálculo dentário, o famoso tártaro. E é justamente sobre o perigo que ele oferece para os animais que vou falar na coluna de hoje.
Os cálculos dentários são camadas finas que se formam nos dentes de cães e gatos, dentre outros pequenos animais. São conhecidos como placas bacterianas, que se cristalizam por conta do acúmulo de minerais oriundos da saliva.
Muitos tutores não se preocupam com o tártaro em seus pets. Isso pode dar tempo suficiente para esse problema se agravar ainda mais e causar muito mais complicações para o animal. Entre elas, estão: os dentes amarelados, mau hálito, gengivite, doenças cardíacas, renais e hepáticas, por conta das bactérias geradas, além da perda dos dentes.
Mas o que fazer para evitar o acúmulo dos cálculos? O melhor caminho para evitar tais problemas é através da escovação periódica dos dentes dos animais. Hoje já existe no mercado veterinário uma gama de produtos que são capazes de realizar a limpeza dos dentes dos pets, mas é importante leva-lo ao médico veterinário para que o profissional possa ensinar a maneira correta de higienizar e, claro, nas consultas periódicas o veterinário também precisa analisar como está a saúde bucal dos animais.
A alimentação do pet também deve ser levada em consideração quando o assunto é cálculo dentário. Comidas que nós, humanos, ingerimos não devem ser compartilhadas com os cachorros. E também é importante se atentar à ração oferecida, existem algumas com propriedades nutricionais que não colaboram com o desenvolvimento dos tártaros.
Contudo se os cálculos dentários já estiverem instalados nos dentes do animal, a única forma de limpar é através de um precedimento de limpeza realizado por um médico veterinário, igual ao que fazemos de rotina com nosso dentista, a conhecida limpeza dos dentes. Só que para fazer este precedimento nos cães eles precisam ser anestesiados, e por isso necessitam fazer também exames por anestésico, como exames de sangue e eletrocardiograma. Por isso se seu animal já apresenta cálculos dentários é necessária uma consulta para avaliar o grau de acometimento dos dentes e a necessidade da limpeza.
E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre como prevenir os tártaros nos nossos amigos de estimação?
Um abraço e até a próxima!