Conheça um pouco mais sobre a especialidade de oncologia veterinária
29 de março de 2021Ceratoconjuntivite Seca – causas, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento
16 de abril de 2021A higiene de um cão é fundamental para mantê-lo sempre bonito e saudável. Entre os cuidados de limpeza, estão: banho e tosa regulares, escovação de dentes e pelos com frequência e, principalmente, limpeza do ouvido com muita atenção, pelo menos a cada duas semanas. E é justamente sobre os cuidados com a higiene dos cachorros que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.
Os ouvidos do cão são regiões extremamente sensíveis à água, bastando apenas uma gotinha para começar a proliferação de fungos e bactérias. Isso facilita, e muito, o surgimento de doenças, como a otite, por exemplo. Sendo assim, todo o cuidado é pouco nos banhos. Devemos evitar ao máximo que os ouvidos dos nossos companheiros se molhem.
O que precisa ser observado antes de começar a limpeza?
A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do pet. Nunca force nenhum objeto para o interior do conduto auditivo para limpar, mesmo sendo de algodão, pois o risco de perfurar o tímpano é grande. Se quiser uma limpeza mais profunda, busque a ajuda de um veterinário.
Você deve observar bem seu cão antes de começar a “faxina” em seu ouvido. Se ele estiver balançando a cabeça, coçando as orelhas sem parar e, muitas vezes, soltando um choro é sinal de que algo está errado. Outro sinal importante é o mau cheiro que exala quando há alguma infecção. Nesse caso, não limpe a orelha, leve seu cão ao veterinário.
Mesmo para cães com diagnóstico de otite, a primeira medida é fazer a assepsia dos ouvidos para, posteriormente, ser aplicada a medicação que combaterá a infecção. Para cães suscetíveis a problemas no ouvido, a indicação é a limpeza semanal.
Como limpar ouvido de cachorro?
Basicamente, você precisará de algodão e de uma solução para limpar orelhas de cães. Confira a seguir o nosso passo a passo:
1. Verifique qualquer hipótese de infecção que o cão possa apresentar
Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se seu cão apresentar um dos indicativos citados, leve o animal ao veterinário, pois ele deve estar com dor.
2. Posicione o cão
Para começar a limpeza, coloque o cão deitado de maneira confortável em seu colo para poder visualizar o canal auditivo. No caso de ser um cão grande, apoie apenas a sua cabeça.
3. Pingue o medicamento no conduto auditivo
Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos polegar e indicador, massageando por fora.
4. Limpe com algodão
Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. Vá trocando de algodão até que ele saia limpo. Conforme sua necessidade, pingue no algodão o produto e comece pelas extremidades da orelha para remover as impurezas externas mais difíceis. Só pare após ter a certeza de que tirou toda as impurezas.
5. Agrade seu cãozinho pelo bom comportamento
Afinal, nunca é demais recompensar seu melhor amigo, não é mesmo? Sempre que ele se comportar bem, principalmente nesses momentos mais difíceis, ofereça um petisco!
Limpar ouvido de cachorro periodicamente faz parte dos cuidados de higiene com seu pet. Por isso, siga nossas dicas e mantenha seu peludo limpinho. Qualquer dúvida, não hesite em contatar um médico veterinário. Só ele será capaz de resolver qualquer problema de saúde que houver com seu cãozinho!
E aí, gostou da coluna de hoje? Espero que sim! Um abraço e até a próxima semana.