Afinal, o que é “gravidez psicológica” e como ela acometem as fêmeas?
22 de março de 2021
Aprenda a limpar ouvido do seu cachorro seguindo estes 6 passos
7 de abril de 2021
Afinal, o que é “gravidez psicológica” e como ela acometem as fêmeas?
22 de março de 2021
Aprenda a limpar ouvido do seu cachorro seguindo estes 6 passos
7 de abril de 2021

Conheça um pouco mais sobre a especialidade de oncologia veterinária

Você sabia que, dentro da medicina veterinária, também existe a especialidade de oncologia? E que nos últimos anos, nós, profissionais da área, estamos nos empenhando e indo em busca do que há de mais avançado para garantir o melhor para o seu bichinho? Por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre a oncologia veterinária.

Os animais, assim como os seres humanos, estão sujeitos a sofrer com o surgimento de câncer, ou neoplasias. O problema ficou mais evidente nos últimos anos, quando os pequenos animais passaram a ter uma expectativa de vida maior. Por essa razão, acabam sendo mais suscetíveis a essas enfermidades, já que essas doenças costumam afetar animais idosos. Nesse sentido, a oncologia veterinária tem se despontado como a principal esperança para os tutores.

O oncologista veterinário atua durante todo o tratamento, desde a detecção da doença, até a recuperação dos bichinhos. A maioria dos tutores já possuem um médico veterinário de confiança, sendo, portanto, fundamental que o oncologista trabalhe em parceria com esse profissional, visando sempre o bem-estar do pet.

Quais são os tipos de tumores que atingem os animais?

Quando uma célula sofre mutação, essa mutação se torna uma célula doente que se multiplica, atrapalhando o funcionamento sadio do corpo do animal de diversas formas. Também em animais podemos ter os tumores benignos e malignos e eles podem acometer praticante todos os órgãos e sistemas do animal, assim como acontece com os seres humanos. Entre os principais tipos de tumores em pequenos animais, destaca-se os tumores mamários e de ovário, que ocorrem, principalmente, em fêmeas não castradas; tumores de pele, mastocitomas, linfomas e os hemangios também são comuns em cães e gatos.

Tratamentos

Cada tipo de tumor pode se manifestar de uma forma diferente no corpo do animal, cabendo ao médico veterinário oncologista, detectar a doença, avaliar os sintomas e indicar aos tutores qual é a melhor linha de tratamento.

O tratamento, pode ser realizado por meio de cirurgia para remoção do tumor. A Quimioterapia, Radioterapia, criocirurgia, Eletroquimioterapia e Imunoterapia, são outras formas de tratamento para tumores que podem ser usadas em conjunto com a cirurgia, ou mesmo separadamente.

Assim como quase todas as doenças, quando descobertas e tratadas em sua fase inicial, maiores são as chances de cura. No caso de doenças relacionadas à oncologia, o suporte afetivo dado ao animal pelos tutores neste momento delicado é de grande importância para a evolução positiva do tratamento.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre o tema. Um abraço e até a próxima edição!

Coluna do Jean